23/12/2011

O Irmão Que Veio de Longe


Oi! com vocês estão? espero que bem, O irmão Que Veio de Longe é um livro que eu tenho em casa, li ele apenas uma vez, acho que há dois ou três anos, lembro que li porque precisava de ler um livro para fazer um resumo para a professora, na biblioteca da escola eu não encontrava nenhum livro que fosse pequeno e bom ao mesmo tempo, meu irmão já tinha lido e me falado para ler também mas eu nunca tinha pensado em ler, li o livro para o resumo e apresentei para a professora, ela adorou e ainda me perguntou o nome para indicar para uma amiga dela; mas deixando de enrolação vamos logo a sinopse de O irmão Que Veio de Longe.

Sinopse: Moacyr Scliar conta a história de uma família cujo pai era um reconhecido indigenista. Poti, Cauê e Jaci – os filhos – viviam com a mãe no Sul do Brasil, enquanto Carlos – o pai – trabalhava na Amazônia. Quando ele voltava para casa era uma festa, principalmente porque era um grande contador de histórias, além de ser um “paizão”.
Em uma dessas vindas, ele estava muito fraco e magro. Ao vê-lo assim, Cármen – sua mulher – ficou muito preocupada e, por isso, marcou uma consulta para ele com o médico. Carlos fez alguns exames e o diagnóstico revelou que se tratava de câncer em estágio muito avançado. Ele foi internado. Pouco antes de morrer, disse aos filhos que precisava contar uma coisa importante, mas não conseguiu.
Certo dia, um amigo de Carlos, que trabalhava com ele na Amazônia, procurou a família do amigo e revelou o segredo. Carlos fora casado com uma índia e com ela tivera um filho. Esse fato tinha acontecido antes de ele conhecer Cármen, agora sua viúva. O menino índio estava com 14 anos, sua mãe morrera quando ele nasceu. Agora, com a morte de Carlos, o garoto estava jogado à própria sorte, ninguém cuidava dele.
A notícia foi um choque para toda a família. A viúva ouviu os filhos e decidiu que traria o menino da Amazônia para viver com eles. Carlinhos chegou e Poti não o recebeu bem. Aos poucos ele foi se adaptando à nova família, e eles a ele. Mas não foi fácil.


Para saber mais só lendo né gente, vocês podem adquirir esse livro Aqui.

Alana Cardoso

5 comentários:

  1. Oi
    Voce aceita fazer parceria para um concurso?
    Que eu do blog http://fantasiamenina.blogspot.com/
    E a mandy do blog http://papo-teen-mandydamas.blogspot.com/
    Iremos fazer?
    Me fala por comentário se aceita

    ResponderExcluir
  2. Aaah tuudo tao fofo aqqi ! adorei o layout xd.
    Amores tem post novo la no meu blog, se quiser coemntar eu agradeço ;*
    www.paradateen1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oiiii participa do sorteio?
    http://mundodemeninasteen.blogspot.com/2011/12/sorteio-de-natal-com-parceria-com.html
    agradeço ^^ feliz natal.

    ResponderExcluir
  4. ola vc ganhou o 1 lugar no sorteio de natal! parabéns!
    http://www.mundodemeninasteen.blogspot.com/2011/12/resultado-do-sorteio-de-natal.html

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,

    Quero ler este livro agora *-*

    Está tendo um "Mega Concurso" no meu blog,passa lá conferir e participar?

    Te aguardo lá :D hehe

    http://meianoite-br.blogspot.com/2011/12/mega-concurso-seu-blog-premiado.html

    ResponderExcluir